A Articulação Temporomandibular (ATM) é junção da mandíbula com o crânio, formada por ossos, disco articular, ligamentos e músculos responsáveis pelos movimentos de abrir, fechar e movimentar a boca para os lados, bem como pela mastigação e fala.
O mau funcionamento nesta articulação pode ocorrer em decorrência do bruxismo, hábito de mascar chicletes com frequência, má postura, sintomas ansiosos, estresse, etc.
Os sintomas são mais comuns são: dor na cabeça, ouvido ou mandíbula, dor ao bocejar, travamento mandibular, estalidos ao abrir e fechar a boca, sensação de desencaixe, mudança no encaixe da arcada dentária superior e inferior e flacidez na musculatura mandibular.
O tratamento fisioterapêutico é indicado para redução da dor, fortalecimento da musculatura, ganho de mobilidade, estabilização cervical, estabilização ou remissão do quadro dependendo do grau de acometimento. Para isso, são utilizadas técnicas como terapia manual, eletroterapia, tapping facial, laser, orientações para casa, entre outras.